segunda-feira, 9 de junho de 2014

19. Palavra de um pastor amigo

NOSSA PAIXÃO VAI ALÉM DO FUTEBOL

Está aí, gostei desta frase que é um dos lemas da JOCUM para mobilizar o povo de Deus para alcançar pessoas durante os jogos da Copa do Mundo. Muito interessante!

Vamos refletir um pouco sobre este lema. Primeiro, considerando a atitude do povo brasileiro diante da Copa, que começa daqui a exatos cinco dias e até o momento se vê pouca mobilização de demonstração de alegria e acolhimento à realização da Copa do Mundo no Brasil. Segundo, estatísticas, de que, a cada dez brasileiros, seis se mostram insatisfeitos com a realização desta em nosso país. O que há de positivo nisto?

Creio que pela primeira vez, desde que o futebol nos foi apresentado e se tornou paixão nacional, demonstramos que nossa paixão vai além do futebol. Evidenciamos que no fundo somos apaixonados por educação, por saúde, por transporte digno, por moradia, por respeito, por integridade e honestidade da parte daqueles que dirigem os destinos de nossa nação, seja na política ou na economia. Isto também deveria acontecer em relação ao carnaval e igualmente, com a maioria do lixo que é despejado pela mídia dentro de nossas casas, sob pretextos de se constituir em liberdade de expressão “e quem não gostar, que mude de canal”, como se houvesse opção, principalmente, nos canais abertos, visto que a maioria do povo não tem acesso a canais fechados. Afinal, um povo não pode se contentar apenas com pão e circo.

É importante ressaltar, que não devemos ser apaixonados por violência, por desrespeito às autoridades constituídas, por quebradeiras, badernas e vandalismos, pois desta forma se afasta a razão e toda e qualquer bandeira perde o sentido. Homens como Martin Lutter King e Mahatma Gandi eram apaixonados por suas bandeiras, por suas causas e lutaram para que as mesmas prevalecessem sem fazer uso da violência. Sim, o povo brasileiro está de parabéns, pois confirma que sua paixão vai além do futebol.

Em segundo lugar, a frase se constitui num desafio para nós, povo de Deus, que se não todos, mas uma boa parte, que também gosta de futebol. Coisa que em outros tempos, se constituía em pecado gravíssimo e que poderia até resultar em exclusão ou desligamento do rol de membros da igreja. A bola que nesta Copa é chamada de “Brazuca”, era chamada por nós evangélicos de “Ovo do Diabo”. Quem jogasse bola num campo de várzea, coitado! Estava fora.

Sim, gostamos de futebol, mas nossa paixão vai além do futebol. Somos apaixonados por muitas das bandeiras que têm sido levantadas. Não todas, fazemos questão de ressaltar, pois algumas delas afrontam nossas convicções. Mas acima de tudo, somos apaixonados por Jesus, que por ser apaixonados por nós, nos amou a ponto de entregar sua vida em nosso favor, na cruz do calvário, ao que respondemos com paixão, com amor, com dedicação, pois por tamanha demonstração de amor, é digno de toda nossa devoção.

O futebol conquanto possa nos trazer alguma alegria, coisa que nem sempre faz, não supre nossa maior necessidade, como, aliás, o povo brasileiro por sua reação de apatia diante da Copa está comprovando.

Somos também apaixonados por gente e queremos que as pessoas de todas as partes do mundo que estarão aqui, recebam além de boas vindas e bom acolhimento, a mensagem de esperança que há em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Por isso, é fundamental que nos juntemos às agências missionárias que atuarão durante a Copa para compartilhar esta mensagem com o nosso povo e com povos de outras nações que se encontrarão aqui. Não podemos perder esta oportunidade, pois afinal, nossa paixão vai além do futebol.

Do coração do seu pastor,
Pr. Jackson Andrade



Nenhum comentário:

Postar um comentário